[Claquete] Brandão: fabricante de sonhos

Brandao-poster

Roteirizado e dirigido por Ronaldo Barreto, estudante de cinema da Vila das Artes e do Porto Iracema das Artes, o média metragem Brandão traz a estética de histórias em quadrinhos (HQs) aplicada ao formato de documentário e propõe-se a mostrar a carreira do quadrinista cearense Daniel Brandão, por meio de depoimentos cruzados que oferecem uma visão ampla de sua vida pessoal e profissional, além de um panorama geral do cenário artístico cearense no que concerne à mídia HQ.

Com edição e montagem ousadas, o documentário traz a tela quase sempre dividida em quadrinhos e, fazendo uso combinado de preto-e-branco, sépia e colorido, além de direcionar o foco de atenção do espectador em cada cena, reproduz a estética do universo em que pretende mergulhar: as histórias em quadrinhos.

Entrevista com Brandão.
Entrevista com Daniel Brandão.

Compondo-se como uma mescla de depoimentos dados por pessoas ligadas pessoal ou profissionalmente a Daniel Brandão – de seu pai e sua esposa até o cartunista Mino e o jornalista e desenhista Geraldo Jesuíno -, o documentário expõe todo o percurso da carreira de Brandão, desde o início na Oficina de Quadrinhos da UFC até os dias atuais, salientando sua passagem pela renomada escola americana de cartoon e artes gráficas The Kubert School e seus esforços pessoais, que endossam sua visão profissional de primazia da dedicação sobre o talento.

Passeando brevemente pelo conjunto da obra do quadrinista, com destaque para suas contribuições em Capitão Rapadura e Manicomics, o documentário fornece ao espectador um panorama histórico do desenvolvimento do meio artístico no Ceará em relação às histórias em quadrinhos.

Capitão Rapadura

Além disso, ao final da obra, Daniel Brandão presenteia-nos com sua visão extremamente poética acerca do ofício de quadrinista: “O sentido da minha vida é correr atrás dos meus sonhos. Sou um sonhador nato, um fabricante de sonhos. Quem escolhe fazer quadrinhos não escolhe fazer quadrinhos para si, não escolhe uma profissão autocontida.”

O documentário Brandão já foi exibido em um festival nacional de quadrinhos em Curitiba e também no Festival ManiFesta!. A próxima exibição em Fortaleza ocorrerá neste sábado (25), às 15h40, no auditório da Gibiteca (Av. da Universidade 2572), como parte da programação do evento comemorativo do Dia do Quadrinho Nacional.

Ficha Técnica

Título Original: Brandão
Ano: 2013
Direção: Ronaldo Barreto
Roteiro: Ronaldo Barreto
Gênero: documentário
Duração: 35 min.
Origem: Brasil

Texto: Lia Martins

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s