Twitter foi tema do primeiro dia do Desencontro

Este slideshow necessita de JavaScript.

O painel “Twitter: como fazer a diferença em 140 caracteres?”, que aconteceu no 1º dia de Desencontro 2012 (29/03), evento sobre mídias sociais, contou com a presença de cinco twitteiros que conseguiram se destacar “no mundo do www”. Foram discutidos a originalidade e o ambiente descontraído das redes sociais, que abrem espaço para que os usuários expressem seus pensamentos.

Segundo dados da empresa francesa de métricas, Semiocast, o Brasil ultrapassou o Japão e se tornou o segundo País no uso do Twitter, com 33,3 milhões de usuários. Para o twitteiro Luilton Pires, criador do perfil @anonimofamoso, esse crescimento se deve à vontade do ser humano de ter poder e querer agradar. “A nossa maior necessidade é ser ouvido”, sintetiza. Gustavo Braun, @nairbello, também observa que as pessoas buscam no Twitter a chance de ser popular. “Existe essa sensação de que é preciso ter um milhão de amigos.”

Os participantes do painel contaram como conseguiram se destacar e usar a Internet como um meio profissional. Homenageando o trapalhão Mussum, o twitteiro Leandro Santos conquistou os internautas com o @MussumAlive e, depois de um ano, sua renda vem do blog, que, atualmente, tem mais de 20 mil visitas diárias. Ronaldo Monfredo, criador da @samara7days, acredita que o sucesso do perfil de sua personagem veio não só da necessidade que as pessoas têm de ver algo engraçado na Internet, mas também pela possibilidade de interagir. “As pessoas querem ter voz. Elas me mandam tweets, eu melhoro e dou os créditos. Eu não pesquiso muito, porque o público contribui bastante.”

Questionada se o Twitter serve também para fazer alguma coisa útil, além de fazer piada, a blogueira e criadora do @pedreiro_online, Bic Muller, enfatiza que, quem quer audiência e ser referência na web, deve ir além do fazer comédia. “Quem tem blog, tem a obrigação de divulgar projetos sociais e fazer campanhas para o bem”, afirma.

Texto e fotos: Thalyta Martins
Orientação: Alejandro Sepúlveda

Deixe um comentário