Quem é quem na Intercom: Sônia Caldas Pessoa

Sônia Caldas Pessoa tem 41 anos, nasceu em Paracatu, noroeste de Minas Gerais e há 23 anos mora em Belo Horizonte. É doutoranda em Estudos Linguísticos e Análise do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sônia formou-se em Jornalismo pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1993), e concluiu o mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Sempre intensa, participou do Intercom Sudeste 2012, realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), sendo a coordenadora local da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), que premia os trabalhos realizados pelos estudantes das instituições de ensino superior.

“Sou professora de Comunicação Social há dez anos, em Minas Gerais, tendo passado por instituições de ensino superior como o Centro Universitário Newton Paiva, o Centro Universitário de Belo Horizonte e a Universidade Federal de Ouro Preto”, destaca a professora, que antes de lecionar, foi jornalista por 12 anos. “Trabalhei especialmente em emissoras de radio, como o Sistema Globo de Rádio e a Rádio Itatiaia, além de emissoras de TV, como a Rede Record de Televisão. Atuei por alguns anos em assessorias de comunicação e de imprensa”, conclui.

Sônia começou a frequentar os congressos da Intercom em 2003, quando houve o evento nacional da entidade em Belo Horizonte. Naquela época participou apenas como congressista. A partir de 2005, esteve presente em praticamente todos os congressos nacionais da Intercom, sempre apresentando trabalhos no GP de Rádio e Mídia Sonora ao qual é nucleada e pelo qual já participou de várias pesquisas em conjunto com outros pesquisadores. Algumas dessas pesquisas deram origem a livros coletivos organizados por membros do GP.

A professora falou sobre o Intercom Sudeste 2012: “foi um congresso bastante movimentado, o maior congresso regional no Sudeste, e uma Expocom bastante movimentada e com trabalhos muito interessantes. Foi uma experiência importante, de muito aprendizado, troca de informação e de conhecimento”. Sônia Pessoa é uma das personalidades que estará presente no congresso nacional da Intercom 2012, que após 35 anos, será sediada na Universidade de Fortaleza, entre os dias 3 e 7 de setembro.

Texto: Manoel Cruz
Orientação: Profa. Joana Dutra

Um comentário em “Quem é quem na Intercom: Sônia Caldas Pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s