Discussão sobre Estado Laico é tema de debate no campus

E eu com isso

O Pastor Marco Feliciano, Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, certa vez afirmou que “O Estado é Laico, mas não é ateu! O Brasil é um país laico-cristão”. O Brasil adota em sua constituição o estado laico, o que proíbe que a União, os Estados e os Municípios estabeleçam cultos e alianças com igrejas ou representantes delas.No entanto, nem sempre isso é respeitado. A Câmara de Fortaleza, por exemplo, aprovou um projeto que inclui na programação da TV Fortaleza a veiculação de um ato de natureza religiosa.

Em meio a esta polêmica, os alunos de Ética e Cidadania em Jornalismo e de Filosofia do Direito promoverão o debate: Estado Laico x Religião. O evento, que acontece no Teatro Celina Queiroz, às 8h, faz parte do projeto “E eu com isso?”, que já chega a sua 5ª edição. Para o debate, três nomes foram escolhidos: Martônio Mont´Alverne, jurista, professor da Unifor, procurador do Município de Fortaleza; Carlo Tursi, teólogo, integrante da coordenação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBS) e Vanderlúcio Souza, editor do blog cristão (católico) Ancoradouro.

O evento é promovido pela professora Sandra Helena, articulista do jornal O POVO.Já na mediação, o nome escolhido foi o do diretor institucional do O POVO, jornalista Plínio Bortolotti, que se mostrou bastante empolgado com o evento. “É um tema que está na ordem do dia. As discussões sobre religião e política estão em alta e é importante que possamos debater sobre o assunto”, disse.

Bortolotti tem experiência no projeto “E eu com isso?”, tendo sido debatedor em outras oportunidades. “Eu já participei de alguns de eventos e posso dizer que são muito dinâmicos, com a participação constante dos alunos”, exaltou o jornalista. O debatedor Matônio Mont’Alverne fará sua estreia mas espera ver o Teatro lotado. “Espero que os alunos compareçam em peso”, disse.

“É um debate muito interessante. A pluralidade de opinião sempre deve ser respeitada. O tema é bastante polêmico. O Estado Laico sempre gera muita polêmica”, comentou.

 

Serviço

Debate “Estado Laico – E eu com isso?”

Data: 29 de maio
Local: Teatro Celina Queiroz
Horário: 8h

Texto: Juliano de Medeiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s