Obras do Centro de Eventos interferem na Internet da Unifor por dois dias

Desde a manhã desta terça-feira (10) o público acadêmico da Universidade de Fortaleza (Unifor) está sem acesso à internet. Segundo o gerente da Gerência da Tecnologia de Informação (GTI), Alexandre Bastos, o problema foi percebido por volta das 8:10 da manhã. “Nós temos várias fibras ópticas que estão nos postes da cidade. Como nós monitoramos todos os serviços de Internet da Universidade, notamos que algo estava errado. A fibra do Grupo Edson Queiroz foi a primeira a dar problema”.

Cabos de fibra óptica que passam pelo CEC foram rompidos, o que causou transtorno no acesso à Internet da Universidade. / Foto: Farley Aguiar

 

O gerente foi até a Reitoria da Universidade para verificar o problema, mas ao chegar lá, recebeu a informação que a Internet do Campus também estava com problemas. Os técnicos da Unifor foram para a área externa verificar os postes, pois de acordo com Bastos, o grupo de suporte da GTI sabe exatamente o caminho em que elas estão dispostas. “Fomos andando até a área onde está a obra do Centro de Eventos do Ceará (CEC). Ao chegar, encontramos os fios no chão, dentro d’água e o trator já tinha passado várias vezes por cima dos cabos de fibra óptica”.

Questionados, os funcionários da obra alegaram não saber que os fios pertenciam à Universidade e eram responsáveis pelo acesso à rede. Segundo Alexandre, cerca de 8 postes foram arrancados prejudicando o funcionamento da Universidade que está em época de inscrições para o vestibular. Os estudantes que precisarem renovar os livros que foram locados na biblioteca da Unifor terão que comparecer ao local.

Os alunos que tentam acessar o Unifor online de casa também estão tendo dificuldade. “Quando o sinal caiu, tivemos que desviar todo mundo para a fibra óptica da Embratel, mas o fluxo é muito grande de pessoas querendo acessar a Internet dentro e fora do Campus”, comentou o gerente da GTI.

O gráfico mostra como está atualmente a Internet da Universidade. A mancha verde é a demanda de acesso e a linha azul o quanto a atual conexão suporta.

 

As medidas necessárias para a solução do problema já estão sendo tomadas, segundo comunicado oficial da Universidade, mas ainda não há previsão de quando o acesso à Internet voltará ao normal.

Texto de Suiani Sales

 

Um comentário em “Obras do Centro de Eventos interferem na Internet da Unifor por dois dias

Deixe um comentário