[Série] Um novo Castelão está por vir

Matéria produzida pelos alunos da oficina de jornalismo 2012.1

O Brasil receberá um dos eventos mais importantes para sua população, a Copa do Mundo, que será realizada em 2014. Várias cidades irão participar desse evento e Fortaleza foi uma das cidades escolhidas para receber de portas abertas pessoas do mundo inteiro.

E, para que esse grande evento ocorra com sucesso, a cidade está realizando várias reformas. Uma das mais esperadas é o Estádio Governador Plácido Castelo, mais conhecido como: Castelão. O estádio é um dos mais adiantados do país e por isso as expectativas aumentam enquanto ele não fica pronto.

O secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, avisa que no fim do mês de maio de 2012 as obras irão atingir 70% e que, em dezembro, o Castelão estará pronto. Para o secretário, a reforma do estádio serve de exemplo para as outras cidades-sedes que estão atrasadas e acredita que Fortaleza irá receber só jogos importantes. Ferruccio Feitosa também comenta como será a agenda do Castelão. Ele avisa que, assim que estiver pronto, poderá ser usado para os clubes cearenses até o final de abril de 2013, após isso, haverá uma pausa para a Copa das Confederações 2013 e depois retoma em agosto de 2013 até abril de 2014, depois haverá reajustes para a Copa do Mundo.

Custos e benefícios

As obras do Castelão estão sendo realizadas pelo o consórcio Arena Multiuso Castelão, formado pelas empresas Galvão Engenharia S/A, Serveng Civilsan S/A e BWA Tecnologia de Informação LTDA. A reforma do estádio deve chegar ao custo de 518,8 milhões de reais, pretendendo também revitalizar o bairro do Passaré, em Fortaleza. O estádio terá 67 mil lugares, estacionamento, restaurantes, centro olímpico, piscina e ginásio multiuso, além de geração de energia eólica.

Polêmica

O senador Inácio Arruda, os secretários Ferruccio Feitosa e Arruda Bastos( à dir.) e o ministro do esporte Aldo Rebelo. Foto: Divulgação.

O secretário, Ferruccio Feitosa, por sua vez, se declarou claramente a favor da venda de bebidas nos estádios. “Foi o Brasil que pediu a Copa e assumiu com a Fifa o compromisso de vender cerveja. A bebida, portanto, tem de ser vendida”, declarou, para em seguida completar: “Até mesmo depois do mundial a venda deve continuar, mas de forma vigilante e organizada”.

Já Aldo Rebelo resistiu em deixar claro a sua opinião em relação à venda de bebidas alcoólicas nos estádios. Após os jornalistas insistirem, ele afirmou que cada estado deve seguir a orientação do Congresso Nacional, que retirou a proibição do texto da Lei Geral da Copa. “O acordo firmado com a patrocinadora deve ser horando, assim como aconteceu em outros países que sediaram a Copa”, disse.

História do Castelão

Em 1968, o governador do Estado do Ceará, Plácido Aderaldo Castelo, deu início à construção de um Estádio Olímpio em Fortaleza. Foi criada, então, a Federação de Assistência Desportiva do Estado do Ceará (FADEC) para coordenar os trabalhos. O Governador Plácido Castelo queria que o estádio fosse erguido no Bairro do Alagadiço, na zona oeste de Fortaleza. Altos custos para fazer as desapropriações inviabilizaram a idéia. Outras áreas da cidade foram estudadas nos Bairros do Pici e depois no Itaperi. Finalmente uma área de 25 hectares que pertencia à Santa Casa de Misericórdia foi comprada por Cr$ 400.000,00 – quatrocentos mil cruzeiros – à época.

O estádio foi inaugurado em 11 de Novembro de 1973, pelo então Governador César Cals de Cals de Oliveira Filho. Um público calculado de 70.000 pessoas assistiu à partida inaugural, Ceará e Fortaleza. O chamado Clássico-Rei do Futebol Cearense terminou com o placar em 0 a 0.

O estádio é considerado o maior e mais moderno estádio da Região do Nordeste do Brasil, sendo o 4º maior do país, superado apenas pelo Maracanã, Mineirão e Morumbi.

Castelão: Antes, durante e depois.

Texto: Vanessa Figueiredo
Orientação: Profa. Adriana Santiago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s